segunda-feira, 16 de abril de 2012

Grupo III

Grupo III: Competências para compreender. Estas competências implicam o uso de esquemas operatórios.As competências relativas a esse Grupo III devem ser analisadas em duas perspectivas. Primeiro,estão presentes e são mesmo essenciais às competências cognitivas ou às operações mentais destacadas nos Grupos I e II. Porém, quando referidas a eles, têm um lugar de meio ou condição, mas não de fim. Ou seja,atuam de modo a possibilitar realizações via esquemas procedimentais (Grupo II) ou leituras via esquemas de representação (Grupo I).
Como Grupo III, estes esquemas ou competências expressam-se de modo consciente e permitem
compreensões próprias a este nível de elaboração cognitiva.


Para chegar até aqui é preciso ter  sido bem trabalhado nos grupos anteriores. Como costumo dizer o professor deve caminhar ao lado do aluno  e  fornecer a este aluno um repertório amplo sobre o assunto em pauta abrindo  um leque amplo para  fazer as inferências  necessárias a este grupo.


HABILIDADES DO GRUPO III
• Analisar objetos, fatos, acontecimentos, situações, com base em princípios, padrões e valores.
• Aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes; aplicar fatos e princípios a novas situações, para tomar decisões, solucionar problemas, fazer prognósticos etc.
• Avaliar, isto é, emitir julgamentos de valor referentes a acontecimentos, decisões, situações, grandezas, objetos, textos etc.
• Criticar, analisar e julgar, com base em padrões e valores, opiniões, textos, situações, resultados de experiências,soluções para situações-problema, diferentes posições assumidas diante de uma situação etc.
• Explicar causas e efeitos de uma determinada sequência de acontecimentos.
• Apresentar conclusões a respeito de ideias, textos, acontecimentos, situações etc.
• Levantar suposições sobre as causas e efeitos de fenômenos, acontecimentos etc.
• Fazer prognósticos com base em dados já obtidos sobre transformações em objetos, situações, acontecimentos, fenômenos etc.
• Fazer generalizações (indutivas) a partir de leis ou de relações descobertas ou estabelecidas em situações diferentes, isto é, estender de alguns para todos os casos semelhantes.
• Fazer generalizações (construtivas) fundamentadas ou referentes às operações do sujeito, com produção de novas formas e de novos conteúdos.
• Justificar acontecimentos, resultados de experiências, opiniões, interpretações, decisões etc.




Postado por Maria Ofelia Tupan

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