terça-feira, 6 de março de 2012

Prática da leitura, habilidades e níveis de proficiência

Professor Coordenador  - Maria Ofelia Tupan
OBJETIVOS: 1 Estudo da prática de leitura/habilidades e níveis de proficiencia
 

É preciso deixar claro, que todas as disciplinas exigem a prática da leitura. A leitura é essencial e sua aplicabilidade se faz independente do nível de escolaridade. Serão apresentados cinco níveis e discutidos, que em cada nível algumas habilidades previstas se destacam mais que outras, mas também é possível que as mesmas habilidades, mesmo em menor freqüência, apareçam em outros níveis, dado que uma competência não se faz de processos estáticos, mas de um continuum que envolverá, sempre, conhecimentos, habilidades e atitudes do sujeito para dar conta do texto lido. O fato de determinados alunos estarem agrupados em um nível não significa dizer que esses alunos não tenham ainda desenvolvido algumas habilidades contidas no nível seguinte. O que determinará, entretanto, que esse grupo esteja em um nível e não em outro é exatamente o fato de ele demonstrar não uma, mas um conjunto de habilidades desenvolvidas, que caracterizarão cada nível.
v  Primeiro nível (0 a 150)
v  Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso
(propagandas, quadrinhos, foto, mapas, esquemas gráficos ilustrações e outros)

Reflexão - Quanto tempo  é destinado ao desenvolvimento específico dessa habilidade ? É preciso maior investimento nos pontos que se apresentam mais fracos.

v Localizar informações explícitas em um texto.
          Essa habilidade deve ser trabalhada em todas as disciplinas, O aluno poderá usar caneta marca-texto para iluminar informações relevantes numa leitura de estudo ou de trabalho, essas informações  poderão ser organizadas de várias formas , através de produção de resumos, sinopses,ou  seqüênciar as  informações por ordem cronológica , causa e conseqüência,etc.  A produção desses textos  deve garantir que  o conhecimento apropriado pelo aluno seja evidenciado , com o uso de  linguagem adequada ao gênero e ao tema   proposto pelo professor,  não esquecendo que cada gênero tem uma finalidade. Cabe ao professor determinar claramente o gênero no qual deve ser elaborado o texto, orientar o aluno em relação à estrutura do gênero pedido – resumo, resenha, artigos de opinião, sinopses e outros, sempre atrelados aos objetivos – Ler para estudar Ler para construir repertório – temático ou de linguagem – para produzir outros textos;-  Professores observem bem as  duas questões – repertoriar o aluno quanto a uma temática e quanto ao uso adequado de linguagem especificas , determinadas pela finalidade e intencionalidade do texto que se lê ou se produz
v Identificar o tema de um texto 
Do mesmo modo que já foi explicitado, todas as disciplinas deverão trabalhar com essa habilidade. Todo texto lido possui um tema, é importante que o aluno destaque-o e compreenda .

v Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
A leitura só pode ser considerada fluente quando existe  respeito à pontuação,dando   a entonação a leitura revelando a fala do autor e de seus interlocutores

v Inferir uma informação implícita em um texto


v Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos que constroem a narrativa
Lembrete Amigo
Lembre-se este é o  nível  abaixo do básico, porém todo trabalho  de leitura  deve passar por este caminho
1 Leitura pelo professor - objetivo é servir de modelo para os alunos,
2 Leitura pelo aluno – em grupos ou individual para conhecer o texto e o assunto. Podendo ser coral, compartilhada,silenciosa,em voz alta   etc.
3 Ler para obter uma informação específica; ler para obter uma informação geral; ler para seguir instruções (de montagem, de orientação geográfica...); ler para aprender; ler para revisar um texto; ler para construir repertório – temático ou de linguagem – para produzir outros textos; ler oralmente para apresentar um texto a uma audiência (numa conferência, num sarau, num jornal...);ler para praticar a leitura em voz alta para uma situação de leitura dramática, de gravação de áudio, de representação...; reler para verificar se houve compreensão; ler por prazer estético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário